Atualmente as pessoas ouvem mais rádio no carro do que em qualquer outro lugar.
Ouvindo rádio no carro.
Quando se ouve rádio no carro, normalmente não se presta atenção se o som é estéreo ou mono. Isto porque o ambiente acústico não é um dos mais apropriados para poder perceber a imagem de som estéreo.
Veja bem: Se o ouvinte estiver sozinho, vai estar concentrado na direção, se estiver acompanhado, vai estar conversa
ndo. Ou seja não vai estar prestando atenção se o som é mono ou estéreo, até mesmo porque a distribuição dos altos falantes no automóvel não oferece um ambiente acústico ideal para a percepção da imagem de estéreo.
Os únicos ambientes de audição em que se tem uma imagem de estéreo real é ouvir rádio com fones de ouvido, ou em um receiver estéreo.
O FM estéreo foi uma ferramenta inteligente de marketing que a indústria usou para vender radios FM em uma época em que quase ninguém tinha um rádio FM em casa.
Quando o FM estéreo foi desenvolvido, a principal preocupação era manter a compatibilidade com o padrão de FM original, para que os receptores antigos pudessem ser usados.
Como Funciona:
Em FM estéreo, os canais esquerdo (L) e direito (R) são codificados como um canal de soma (L+R) e um canal de diferença (L-R). Os receptores FM mono usam apenas o sinal L+R, enquanto os receptores FM estéreo decodificam os sinais L+R e L-R e são capazes de reconstruir os sinais L e R originais.
O sinal transmitido do canal L+R é como o áudio da banda base, limitado à faixa de 30 Hz a 15 kHz. O sinal L-R é modulado em amplitude em um sinal de portadora suprimida de banda lateral dupla de 38 kHz (DSB-SC) ocupando a faixa de banda base de 23 a 53 kHz.
Um tom piloto de 19 kHz, que é exatamente a metade da frequência da subportadora de 38 kHz e com uma relação de fase precisa, também é gerado. É usado pelo receptor para regenerar a subportadora de 38 kHz com a fase correta.
O canal L+R da banda base, o c
anal L-R modulado e o tom piloto são somados e o FM é modulado pelo transmissor.
Quando o tom piloto “FM estéreo” de 19 khz é detectado em uma transmissão FM, o receptor muda para uma largura de banda de recepção (demodulada) 4 vezes mais ampla (120 KHz) do que a necessária para receber uma transmissão mono (30 KHz).
Em FM estéreo o ruído que os radios recebe fica 4 vezes maior enquanto a informação recebida consiste apenas na diferença entre o canal esquerdo e o canal direito.
Em FM estéreo adicionamos muito mais ruído ao sinal (~6db a mais). No melhor dos casos (3db) se for transmitindo somente música.
Finalizando:
Um sinal de FM estéreo transmite sinais Mono (L+R) e estéreo (L-R) multiplexados juntos, além de um tom de piloto, para permitir que o sinal seja decodificado pelo receptor.
Um sinal de FM mono somente transmite apenas o sinal mono, sem tom de piloto portanto é muito mais robusto e faz bastante diferença em longas distâncias, isto porque em mono o sinal é mais que o dobro da potênc
ia do sinal estéreo. Além disso, se o receptor estiver em movimento (como em um carro), há menos interferência de multipatch.
Em grandes cidades e em áreas g
eograficamente montanhosas, o sinal estéreo pode se tornar fraco o suficiente para não ser decodificado, fazendo com que o receptor alterne entre os modos mono e estéreo, o que é desconfortante para o ouvinte, especialmente durante a música.
Escrito por:
Jorge Faria
06/09/2022
Perfeito amigo Jorge! Esclarecedor o artigo. Abs