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Vale a pena considerar os benefícios do FM em mono.


Atualmente as pessoas ouvem mais rádio no carro do que em qualquer outro lugar.

Ouvindo rádio no carro.

Quando se ouve rádio no carro, normalmente não se presta atenção se o som é estéreo ou mono. Isto porque o ambiente acústico não é um dos mais apropriados para poder perceber a imagem de som estéreo.


Veja bem: Se o ouvinte estiver sozinho, vai estar concentrado na direção, se estiver acompanhado, vai estar conversa


ndo. Ou seja não vai estar prestando atenção se o som é mono ou estéreo, até mesmo porque a distribuição dos altos falantes no automóvel não oferece um ambiente acústico ideal para a percepção da imagem de estéreo.

Os únicos ambientes de audição em que se tem uma imagem de estéreo real é ouvir rádio com fones de ouvido, ou em um receiver estéreo.

O FM estéreo foi uma ferramenta inteligente de marketing que a indústria usou para vender radios FM em uma época em que quase ninguém tinha um rádio FM em casa.

Quando o FM estéreo foi desenvolvido, a principal preocupação era manter a compatibilidade com o padrão de FM original, para que os receptores antigos pudessem ser usados.

Como Funciona:



Em FM estéreo, os canais esquerdo (L) e direito (R) são codificados como um canal de soma (L+R) e um canal de diferença (L-R). Os receptores FM mono usam apenas o sinal L+R, enquanto os receptores FM estéreo decodificam os sinais L+R e L-R e são capazes de reconstruir os sinais L e R originais.



O sinal transmitido do canal L+R é como o áudio da banda base, limitado à faixa de 30 Hz a 15 kHz. O sinal L-R é modulado em amplitude em um sinal de portadora suprimida de banda lateral dupla de 38 kHz (DSB-SC) ocupando a faixa de banda base de 23 a 53 kHz.

Um tom piloto de 19 kHz, que é exatamente a metade da frequência da subportadora de 38 kHz e com uma relação de fase precisa, também é gerado. É usado pelo receptor para regenerar a subportadora de 38 kHz com a fase correta.

O canal L+R da banda base, o c


anal L-R modulado e o tom piloto são somados e o FM é modulado pelo transmissor.

Quando o tom piloto “FM estéreo” de 19 khz é detectado em uma transmissão FM, o receptor muda para uma largura de banda de recepção (demodulada) 4 vezes mais ampla (120 KHz) do que a necessária para receber uma transmissão mono (30 KHz).

Em FM estéreo o ruído que os radios recebe fica 4 vezes maior enquanto a informação recebida consiste apenas na diferença entre o canal esquerdo e o canal direito.

Em FM estéreo adicionamos muito mais ruído ao sinal (~6db a mais). No melhor dos casos (3db) se for transmitindo somente música.



Finalizando:



Um sinal de FM estéreo transmite sinais Mono (L+R) e estéreo (L-R) multiplexados juntos, além de um tom de piloto, para permitir que o sinal seja decodificado pelo receptor.


Um sinal de FM mono somente transmite apenas o sinal mono, sem tom de piloto portanto é muito mais robusto e faz bastante diferença em longas distâncias, isto porque em mono o sinal é mais que o dobro da potênc


ia do sinal estéreo. Além disso, se o receptor estiver em movimento (como em um carro), há menos interferência de multipatch.

Em grandes cidades e em áreas g


eograficamente montanhosas, o sinal estéreo pode se tornar fraco o suficiente para não ser decodificado, fazendo com que o receptor alterne entre os modos mono e estéreo, o que é desconfortante para o ouvinte, especialmente durante a música.


Escrito por:

Jorge Faria

06/09/2022



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!






114 visualizações1 comentário

1 comentário


Convidado:
06 de out. de 2023

Perfeito amigo Jorge! Esclarecedor o artigo. Abs

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