top of page

A Psicoacústica


A Psicoacústica é o ramo da psicofísica que envolve o estudo científico da percepção sonora.


A capacidade de localizar fontes sonoras é uma característica muito importante do sistema auditivo humano.


A Psicoacústica está presente no nosso dia a dia.

Como a Psicoacústica influencia o processamento de áudio?


Esclarecendo: A audição não é um fenômeno puramente mecânico de propagação de ondas, mas também um evento sensorial e perceptivo, em outras palavras, quando uma pessoa ouve algo, esse algo chega ao ouvido como uma onda sonora mecânica viajando pelo ar, mas dentro do ouvido se transforma em potenciais de ação neural.


Agora vamos falar da Psicoacústica em processadores de FM

Hoje está presente nos projetos de processadores de áudio multibanda digital de última geração como: Omnia.7, Omnia.9, Omnia.11, Orban 8700i, Stereo Too FM e outros que não vem ao caso citar aqui.

Como Funciona: Estes processadores analisam o valor de RMS médio do sinal de áudio, com base na distorção harmônica, e adicionam conteúdo harmônico, faz isso através de cálculos de algoritmos das frequências contidas no áudio original. O resultado é mais presença, clareza produzindo um som mais brilhante e perceptivo. Alguns processadores psicoacústicos são chamados de 'maximizadores de volume', pois tornam o som do áudio subjetivamente mais alto sem qualquer alteração real no volume geral.


Estudos psicoacústicos realizados nas últimas seis décadas mostram que a audição binaural humana é capaz de localizar com precisão as fontes sonoras, principalmente no plano azimutal, mesmo na presença de interferência harmônica. No processamento de áudio, a percepção humana desempenha um papel fundamental onde a psicoacústica é usada para minimizar a distorção e controlar a energia do áudio no espectro das frequências.


Os processadores que utilizam a psicoacústica para implementar qualidade ao som, possuem dispositivos específicos que exploram alguns dos mecanismos pelos quais o cérebro humano percebe o som.

Nota: Lembrando que o cérebro humano é a mais precisa das ferramentas.


Um exemplo disso seria o mascaramento auditivo, em que o cérebro humano deixa de perceber parte do som.


Mascaramento é resultado da percepção do ouvido quando uma determinada frequência possui amplitude (volume) maior que as suas vizinhas. Neste caso, o ouvido perceberá a frequência mais forte em detrimento das outras.

Isto é muito comum nas músicas, pois grande parte dos instrumentos geram frequências na região de médio-graves. Dessa forma temos dificuldade de ouvir aqueles que geram menor pressão. Aí entra em ação nos processadores modernos de FM a Psicoacústica.


O ouvido humano é capaz de perceber frequências entre 20 Hz e 20

kHz. Por isso é muito importante que se conheça bem estas frequências.




Escrito por:

Jorge Faria

17/02/2023



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page