O que significa dB:
O decibel (símbolo: dB ) é uma unidade logarítmica usada para medir a intensidade do som.
E igual a um decimo de um bel ( B ).
A definição de decibel se originou na medição nas perda de transmissão e potência em telefonia do início do século 20 no Sistema Bell nos Estados Unidos.
O bel foi nomeado em homenagem a Alexander Graham Bell , mas raramente é usado.
Em vez disso, o decibel é usado para uma ampla variedade de medições.
Nota: O som é a energia que viaja em ondas e é medida em frequência e amplitude.
A frequência, relatada em Hertz (Hz), mede o número de vibrações sonoras em um segundo.
A amplitude, relatada na escala de decibéis (dB), mede sua pressão ou força. Quanto mais amplitude um som tiver, mais alto ele será.
Agora que você já sabe o que são decibéis, podemos falar sobre os diferentes volumes que o ouvido humano é capaz de escutar. De forma geral, o limiar da audição começa em 10dB, que é o volume da respiração, e vai até 140dB onde se começa a sentir dor devido a alta intensidade sonora.
Abaixo algumas medidas em decibéis para se ter uma ideia de volume:
Conversa normal - 60 dB
Tráfego intenso na cidade - 85 dB
Cortador de grama - 90 dB
Leitor de MP3 com volume máximo - 105 dB
Sirenes - 120 dB
Shows ao vivo – 120 a 130 dB
Eventos esportivos - 105 a 130 dB (dependendo do estádio)
Armas de fogo - 150 dB
Um dos conceitos mais importantes em áudio é o decibel, pois é a unidade de medida que denota a proporção de uma mudança no nível, seja esse nível acústico nível de pressão sonora (SPL) ou nível de sinal elétrico.
Em áudio pense em 0 dB como volume máximo. Por exemplo, se o seu receivers marcar “-25 dB”, significa que o volume do sinal foi atenuado em 25 dB (ou seja, tornou 25 dB mais silencioso do que o mais alto que poderia ser) antes de sair para os para os alto-falantes.
Em áudio profissional o padrão de nível de linha de áudio é +4 dBu, que é cerca de 12 dB maior do que o padrão de nível de linha de um equipamentos doméstico que é -10 dBV.
Pro Audio - Console de áudio:
Existe muita discussão em como operar um console de áudio, este não é o tópico do artigo, mas vamos falar um pouco para esclarecer as dúvidas.
Imagine o caminho típico de um sinal de áudio em um console. Basicamente, cada canal de entrada consiste em um estágio de microfone, as vezes com EQ, interruptores de atribuição de roteamento e controles de nível junto com os atenuadores de canal. (faders).
Todos esses canais de entrada são mixados para obter várias saídas, cada uma com seu próprio controle de nível e atenuador (fader).
Para definir a estrutura de ganho adequada de um console de áudio, é necessário maximizar a relação S / N (sinal-ruído) geral. Agora pense um pouco sobre isso: por causa da física por trás da eletrônica analógica, cada estágio contribui com ruído conforme o sinal que trafega por ele.
Digital é um pouco diferente e vai ser deixado para outro artigo.
Portanto, cada estágio trabalha para degradar a relação sinal-ruído geral. Aqui está a parte importante: a quantidade de ruído contribuída por cada estágio é (relativamente) independente do nível do sinal que passa por ele. Portanto, quanto maior for o sinal de entrada, melhor será a relação S / R de saída (em geral).
A regra é obter o melhor ganho possível para trazer o sinal até o nível médio desejado, ou seja de +4 dBu.
No console de áudio é muito importante definir o ganho de entrada do microfone para que não haja saturação de sinal. Lembre-se do HEADROOM!
Headroom é a segurança de um áudio limpo (sem distorção) é a razão entre o maior sinal não distorcido possível através de uma unidade ou sistema é o nível médio do sinal. Por exemplo, se o nível médio for +4 dBu e o maior nível for +26 dBu, haverá 22 dB de headroom .
O desempenho ideal requer a configuração correta da estrutura de ganho dos sistemas de som. Faz a diferença entre sistemas de som excelentes e medíocres. O método adequado começa obtendo todo o ganho necessário no console ou pré-amplificador. Todas as unidades externas operam com ganho de unidade e são configuradas para passar o sinal máximo do sistema sem cortes. Os controles de sensibilidade do amplificador de potência são ajustados para um nível apropriado para passar o sinal máximo do sistema sem corte excessivo. Por último, os controles de saída do crossover ativo são configurados para corrigir as diferenças de eficiência dos alto-falantes.