dBFS = decibels relative to full scale.
Em um sistema digital, dBFS é a unidade de medida para os níveis de amplitude ou picos, e o valor máximo é definido como 0 dBFS.
Full Scale é definido como o nível máximo de tensão possível antes de saturar o conversor de dados; no caso, um conversor A/D ou conversor D/A.
Nos processadores digitais modernos a medida é feita em dBFS.
Para evitar clipping, o pico mais alto medido não deve ser 0dBFS, mas algo abaixo de 0dBFS. Acredita-se que os níveis de pico ideais estejam entre -6dBFS e -3dBFS.
Essa diferença entre o nível de pico mais alto e 0dBFS é chamada de headroom.
Jorge Faria: dBFS é calculado da mesma forma que dB, usando a mesma fórmula. No entanto, dBFS é expresso de forma diferente de dB. Como dB, dBFS mede a relação entre dois níveis de sinal. Assim, tanto dB quanto dBFS são métricas adimensionais que medem a diferença relativa entre dois níveis de sinal
Em equipamentos digitais 18dBFS equivale a 0dBu.
Consoles digitais e processadores de FM digitais, mantenham-se firmes: -18dBFS é o nosso novo 0dBu!
Níveis além da marca 0dBFS produzem hard clipping, que soa desagradável (distorcido) e representa um limite. A boa notícia no domínio digital é que não existe ruído de fundo, em vez disso existem outros detalhes como níveis atenuados em um ambiente digital.
Em escala total (0dBFS), cada bit de um conversor AD de 24 bits é usado. Sinais de baixo nível, por outro lado, são convertidos em uma profundidade de bits menor. Uma regra prática para um conversor de 24 bits é 1 bit = 6dB. Isso significa 24 bits = 0dBFS, -6dBFS = 23 bits, -12 dBFS = 22 bits. Isso significa que no nível de linha (-18dBFS) temos uma alta resolução de 21 bits disponível.
Portanto: Em níveis muito baixos (por exemplo, -60dBFS = 8 bits), a resolução é insuficiente.
Escrito por:
Jorge Faria
07/03/2023