DANTE (Digital Áudio Network Through Ethernet)
Destinado principalmente para uso em ambientes de áudio profissional e comercial, o DANTE é uma combinação de hardware e software usado para transportar áudio digital multicanal em uma rede IP padrão sobre Ethernet.
Nota: Ethernet é um protocolo de conexão que gerencia como os dispositivos e computadores se comunicam em uma rede local (LAN).
História do Dante.
Depois que a Motorola fechou uma instalação de pesquisa na Austrália em 2003, o atual CEO da Audinate, Aidan Williams, trouxe uma equipe de pesquisadores para o centro de pesquisa da National Information and Communication Technology Australia (NICTA) em Sydney, Austrália. Lá, com a ajuda de recursos do governo, a equipe passou três anos desenvolvendo os fundamentos do Dante. Em 2006, Williams fundou a Audinate e iniciou o processo de comercialização do Dante no mercado.
A empresa Audinate Pty Ltd. vende hardware e software e também licencia outros fabricantes para usarem a tecnologia DANTE. Hoje muitos fabricantes de renome como: Behringer, Bosch, Shure, Sennheiser, Yamaha, Solidyne e muitos outros utilizam tecnologia Dante.
O que é Dante?
Dante é uma combinação de software, hardware e protocolos de rede que oferece áudio digital de baixa latência, multicanal e não compactado em uma rede padrão de Internet usando IP.
Esclarecendo:
Os sistemas de Áudio e Vídeo tradicionais necessitam de conexões físicas ponto a ponto entre os equipamentos (cabos).
Em uma instalação de Áudio e Vídeo analógica, as conexões físicas são na maioria conexões ponto a ponto e os cabos individuais representam canais independente. São necessários o uso de cabos para cada caminho de sinal individual.
No Dante, o ponto de conexão físico é irrelevante: desde que todos os dispositivos estejam conectados à mesma rede, os sinais de áudio podem ser disponibilizados em qualquer lugar.
A aplicação de patches e o roteamento são configurados no software e não em links físicos com fio.
O áudio digital oferece várias vantagens sobre a distribuição de áudio analógico tradicional.
O áudio transmitido por cabos analógicos pode ser afetado negativamente pela degradação do sinal devido à interferência eletromagnética , atenuação de alta frequência e mudança de impedância em cabos longos.
DANTE pode ser configurado facilmente através de um simples emparelhamento de um console com um computador, até redes de grande capacidade executando milhares de canais de áudio. O DANTE pode usar rotas lógicas em vez de conexões físicas ponto a ponto, a rede pode ser expandida e reconfigurada a qualquer momento com apenas alguns cliques do mouse. Cada link Ethernet (gigabit) pode transportar até 512 canais em cada direção com amostragem de 48kHz. A taxa de amostragem máxima é de 192 kHz e a profundidade de bits máxima é de 32 bits.
O DANTE pode usar redes construídas com velocidades de link mais altas, como 10 Gb/s. O número de canais possíveis por link aumenta proporcionalmente.
Custo Benefício.
A distribuição de mídia digital reduz o tempo de configuração, além de eliminar a necessidade de quilômetros de fiação de cobre cada vez mais cara. A instalação é simplificada por meio de rede digital, pois o cabo CAT-5e ou CAT-6e barato transportará todas as entradas e saídas necessárias como dados de áudio digital.
Escrito por:
Jorge Faria
14/10/2022
댓글