top of page

Monitoramento do Som da Rádio FM


Hoje no mundo moderno constantemente nos deparamos com novas tecnologias!

Não seria diferente no mundo de broadcast! No mundo das rádios muitas inovações surgiram para facilitar e melhorar a qualidade das rádios, a transição dos equipamentos analógicos para digital é a uma delas!

Os engenheiro e técnico devem começar a pensar nas muitas mudanças que surgiram e que terão que fazer; também as suas consequências. Uma delas será a latência (delay) dos equipamentos digitais que será acrescentado a cadeia analógica como consoles de áudio e processadores de áudio. O monitoramento do ar pelo locutor é uma das principais consequências da digitalização! Isso porque estão acostumados a monitorar diretamente do ar através de um receiver ou rádio. Qual a melhor solução? Neste caso é se ter dois monitoramentos um com o delay do ar e outro diretamente da saída do console de áudio do ar. Muitos consoles de áudio já possuem esta opção. No começo é um pouco confuso para locutor, porém rapidamente se acostuma. O Digital é uma realidade e não temos como parar esta evolução como também não se deve sacrificar a qualidade do áudio que vais ao ar.

O monitoramento diretamente do ar pode ser usado na recepção, nos escritórios e outras áreas comuns da equipe da radio para manter sempre a audição no sinal do ar que está sendo recebido; também muitas rádios hoje já possuem telemetrias que mantem o engenheiro ou técnico sempre bem informado do que acontece com a rádio.

Nota: Caso o locutor não abra mão do som processado a melhor solução é usar o processador que está sendo substituído conectado a um DA (distribuidor de áudio) e rotear o áudio para o fone de ouvido do estúdio, com comutação que possa ser alternada entre o som do ar com delay e som processado da voz locutor.






Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!



12 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page