Ajustar um processador de FM (Frequência Modulada) não é uma tarefa simples, envolve conhecimento técnico e experiencia com áudio.
Deixando bem claro que não existe ajuste remoto de processador de áudio de FM,
É MITO, é necessário a presença do técnico ou engenheiro no local, pois somente presencialmente se consegue ouvir o som da rádio e fazer os ajustes necessários para uma boa qualidade de som no ar.
Começando:
É necessário conhecer e está familiarizado com o processador de FM que se vai ajustar, também é importante dizer que é necessário ter as ferramentas adequadas para se fazer um bom ajuste.
Ferramentas básicas:
- Um bom fone de ouvido (fechado).
- Um bom rádio de FM (Stereo e Mono)
- Monitor de Modulação ou se possível um bom Analisador de FM.
- Não estamos falando do MPX Tools que não possui precisão para se fazer medidas precisas.
Antes de começar os ajustes, verificar as conexões entre o console e processador, é importante verificar o nível de áudio que sai do console, que deve ser em torno de 0 dB ( 0 VU) 100% de modulação. Se o console for digital -18 dBFS que é igual a 0dBu.
-18 dBFS é um padrão de referência para o nível de operação nominal. Isso permite uma quantidade adequada de headroom (espaço para picos de sinal) e assim evitar a distorção, mas mantendo um nível de sinal robusto.
Nota:
Trabalhar com um nível de -18 dBFS permite um headroom adequado para acomodar picos de sinal que podem ocorrer durante a programação dinâmica.
O Dono da rádio:
O proprietário da emissora de rádio ou o gerente têm geralmente a palavra final sobre como querem que a qualidade do som saia no ar. Eles podem ter preferências específicas baseadas em sua experiência, no público-alvo da estação ou em outras considerações estratégicas.
Aqui estão algumas sugestões sobre como lidar com situações onde suas opiniões ou recomendações técnicas podem divergir das preferências do dono, ou gerente.
É crucial ter uma comunicação clara e aberta com o dono ou gerente. Explique suas recomendações técnicas de uma maneira fácil de entender, sem jargões técnicos, e esteja preparado para responder perguntas.
Se possível, ofereça demonstrações práticas das diferentes opções de qualidade de som.
Isso pode ajudar o dono ou gerente a entender melhor suas recomendações.
Ofereça Alternativas.
Respeitar as decisões do dono ou gerente é fundamental, mesmo que você possa ter uma opinião diferente. Eles têm a responsabilidade final sobre a emissora e seu som no ar.
Continuando o tour:
É uma prática comum na indústria de radiodifusão gravar referências de áudio antes de fazer mudanças significativas no equipamento ou nas configurações, para que se possa ter uma comparação objetiva disponível.
Mostre aos locutores e operadores de áudio os benefícios do novo processador. Isso pode ajudar a aliviar qualquer resistência à mudança. É comum os locutores dizerem que o som do processador antigo era melhor. Normalmente os locutores ouvem o som do processador antigo há muitos anos, e subliminarmente recusam o novo som.
Importante:
Converse com o gerente da rádio, e fale que somente o processador não irá fazer todo o milagre. O resultado final depende de muitos fatores como:
Verifique:
- Verifique o pré-ênfase.
- Verifique a qualidade dos arquivos de audio em MP3.
- Console de audio – Marca e Idade.
- Veja a qualidade do link STL este deve possuir boa linearidade.
- A qualidade do modulador (excitador) é muito importante.
Nota Importante sobre modulação:
a modulação de uma emissora de FM é geralmente ajustada no excitador e não no processador de áudio. O processador de áudio é usado para otimizar o som antes que ele alcance o excitador, mas o excitador é o que modula o sinal de áudio, sinal de RF (Radiofrequência) que é então amplificado ao transmissor de FM antes de ser enviado para o ar.
O ajuste de modulação é crucial para garantir que a estação esteja operando dentro dos parâmetros legais e técnicos. Um excitador bem ajustado garantirá que a estação de rádio FM irá modular corretamente mantendo a sua frequência com precisão.
Muitos técnicos pensa que a modulação do sinal de MPX é feira pelo processador de FM isso é um engano.
Falhas no caminho:
O processador novo irá com certeza revelar as falhas no caminho da cadeia de audio.
Um dos grandes vilões nesta cadeia de áudio são geralmente os cabos e o distribuidor de áudio. Se este for muito velho, vai estar cansados e desequilibrado. Os mais novos devem ter boa resposta de frequência e linearidade.
Recomendo muito os modelos da Behringer pela qualidade e robustez.
Importante:
Os processadores como Stereo Tool FM, Omnia e Orban e Solidyne não necessitam de pré-processamento, já possuem um grande poder de processamento nativo (modelos novos).
Lembrando:
Não existe um cenário perfeito, tudo depende da cadeia de áudio existente, a instalação do novo processador de FM irá melhorar a qualidade do som, mas também irá mostrar muitas falhas existentes.
Pre-Sets:
Teste diferentes pre-sets.
Salve pre-sets com o nome da rádio, isto ajuda muito na comparação.
Procure um pre-set de acordo o segmento musical da rádio.
Momento de conflito, engenheiros/técnicos de áudio gostam de som limpo e os donos de rádio/gerentes normalmente querem som com graves pesados e muitas vezes exagerados.
Procure achar um equilíbrio. O importante é sempre ir conversando e dando ideias e sugestões para não atrapalhar o áudio final e modulação da emissora.
Uma vez com os ajustes realizados e pre-sets salvos faça uma comparação com os concorrentes, com certeza vai encontrar no dial. rádios com excesso de modulação.
Verifique sempre o nível de modulação das emissoras concorrente, isto é muito importante.
Caso identificado sobre modulação na emissora concorrente, orientar o responsável da rádio que está sendo ajustado o processador que não se deve nivelar a modulação com o concorrente.
Audição:
Escolha um local tranquilo onde não exista muito barulho, ligue seu rádio de referência e analise o áudio, analise o sinal do ar. Não sobre module, a sobre modulação somente irá produzir distorção e perda de qualidade.
Nota: Deixe uma margem de ajuste de nível de MPX no processador. Se desejar aumentar a modulação, esta deve ser feita no transmissor.
Ajustes de Referência:
Os proprietários de rádio, gerentes e técnicos muitas vezes gostam de ouvir o som reproduzido nos carros como um ponto de referência para monitorar processamento de áudio, isso ocorre porque o ambiente acústico do carro é uma referência em percepção auditiva para eles.
Peça a opinião do dono da rádio, gerente ou técnico, não encerre o trabalho antes de ter o aval final destas pessoas.
Se você conhecer bem o equipamento pode criar uma assinatura sônica própria.
Dicas de importantes:
Conexões: Verifique se todas as conexões estão corretamente estabelecidas entre a fonte de áudio (console de áudio) e o processador de FM e, em seguida, do processador para o transmissor de FM. Use um bom cabo de MPX.
Nível de entrada: Ajuste o nível de entrada no processador para garantir que esteja recebendo um sinal de áudio adequado. Normalmente se usa 18dBFS.
Evite níveis muito altos que possam causar distorção ou muito baixos que reduzam a atuação do AGC.
Compressão: O processador de FM tem um compressor, no caso do Stereo Tool possui 18 compressores. Um ajuste correto ajuda a nivelar o volume do áudio, tornando-o mais uniforme. Ajuste o controle de compressão conforme necessário para atingir o equilíbrio desejado.
Equalização: Ajuste os controles de equalização para obter uma resposta de frequência desejada. Isso permitirá que você ajuste os graves, médios e agudos conforme necessário para melhorar a qualidade do áudio.
Limiter: O controle de limitação ajuda a evitar picos de sinal excessivos, evitando assim distorção e sobre modulação. Ajuste-o adequadamente para proteger o sinal de áudio.
Redução de ruído: Alguns processadores de FM podem ter recursos de redução de ruído que ajudam a melhorar a qualidade do áudio, especialmente em ambientes com muito ruído de fundo. Ajuste esses recursos.
Modulação (nível de MPX): Ajuste o nível de modulação no excitador de FM para garantir que a largura de banda ocupada pela transmissão esteja dentro dos limites legais e também evitar interferências com outras estações de rádio próximas.
Monitore a saída: Ligue um receptor de rádio FM a uma distância razoável e monitore a qualidade do áudio transmitido. Faça ajustes conforme necessário para melhorar a clareza e a qualidade do som.
Verificações finais:
Após fazer os ajustes, faça as verificações finais para garantir que tudo esteja funcionando conforme como o esperado.
E muito importante salientar que se deve usar o nível de áudio correto para alimentar o processador que é -18 dBFS = 0 dB. Alimentar o processador de FM com um sinal de áudio muito baixo, tipo -24 dB pode ocasionar a perda de qualidade em recursos importantes como 'Declipper', 'Natural Dynamics', e Dehummer, estes recursos não irão funcionar corretamente e o som pode ficar ruim, isto no caso do Stereo Tool FM Plus.
Nível abaixo de -12 dB é muito baixo, afetará a atuação tanto o AGC quanto o Noise Gate.
Finalizando:
De uma volta na cidade e verifique a qualidade do sinal.
Artigo escrito por:
Jorge Faria
Consultor de Broadcast da Audiotx.
27/10/2023.