top of page

Eletricidade Suja


O que é eletricidade suja?

Eletricidade suja é um termo usado para descrever surtos e picos de energia eletromagnética que viajam ao longo das linhas de energia elétrica e fiação onde apenas eletricidade CA “limpa” deveria estar. Esse tipo de poluição EMF é criado por muitos eletrônicos, tipo: eletrodomésticos, lâmpadas de LED e outros dispositivos que funcionam com eletricidade. A eletricidade suja amentou drasticamente em residências e ambientes de trabalho nos últimos anos.

Por quê existe eletricidade suja ? Porque muitos dispositivos modernos não usam mais a eletricidade AC convencional. Muitos eletrônicos, por exemplo, devem converter a eletricidade padrão de 60 Hertz, 120 Volt AC (corrente alternada) em eletricidade DC de baixa tensão (corrente contínua) para fazer funcionar a grande maioria dos equipamentos existentes hoje em dia.

Esse processo de conversão, e outros semelhantes, criam surtos e picos de energia conhecidos como harmônicos e transientes de tensão.

Uma vez criada, essa “eletricidade suja” irá se espalhar pelas residências, prédios e ambientes de trabalho por meio de fiação e linhas de energia, irradiando campos eletromagnéticos potencialmente nocivos (EMFs).

Fontes comuns de eletricidade suja incluem computadores, impressoras, TVs, sistemas de jogos, modems/roteadores WiFi, aparelhos modernos, carregadores de bateria, lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas LED, interruptores de luz com dimmer, aparelhos eletro domésticos energética, sistemas de energia solar e muito mais.

O que pode ser feito.

Em estúdios de broadcast onde a energia suja afeta o desempenho dos modernos equipamentos digitais, o ideal é usar um eficiente condicionador de energia para limpar esta energia.


Escrito por:

Jorge Faria

07/05/2022



Se você tem dúvida ou alguma pergunta que gostaria de fazer escreva-nos será um prazer responder!





28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page