Para criar um Pre-Set que possua graves profundos e pesados e com muita presença,
você pode seguir algumas orientações gerais sobre equalização (EQ) e processamento de som. Aqui estão algumas dicas para ajudar a configurar um som com essas características:
Equalização (EQ).
Reforce os Graves: Aumentando as frequências baixas entre 60 a 100 Hz para adicionar profundidade e peso ao som. Tenha cuidado para não exagerar e criar graves sujos.
Atenção a Faixa de frequência que produz Punch: Frequências em torno de 100 a 150 Hz são cruciais para adicionar "punch" aos graves sem torná-los sujos ou sobrecarregados.
As frequências nessa faixa adicionam "punch" ou impacto aos elementos de baixa frequência, como bumbo e baixo. Isso ajuda criar graves que se destacam, sem mascará outros instrumentos.
É crucial encontrar o equilíbrio certo entre os diferentes componentes de uma faixa de frequência. Na faixa de 100 a 150 Hz, estamos ajustando as frequências que oferecem corpo e plenitude ao som, sem introduzir sujeira ou excesso de energia que pode tornar os ajustes embolado ou desequilibrado.
Além disso, essa faixa de frequência é importante para manter a clareza geral do áudio processado. Ao otimizar o uso dessas frequências, os técnicos ou engenheiros podem assegurar que os graves sejam percebidos como fortes e impactantes, sem necessariamente aumentar o volume. Isso é especialmente útil em ambientes barulhentos como no tráfego, pois permite que os graves sejam, perceptíveis.
Cada gênero musical pode exigir uma abordagem diferente, mas o princípio de adicionar "punch" aos graves permanece consistente, sendo uma técnica valiosa para técnicos e engenheiros de áudio.
Importância do Balanceamento Espectral na Faixa de 100 a 150 Hz.
Definição dos Graves: Ajustar as frequências nesta faixa permite que os graves sejam poderosos e definidos, dando a eles o "punch" necessário sem que sujos ou indistintos.
Uma equalização cuidadosa aqui pode realçar a força de instrumentos percussivos sem que eles percam a clareza.
Evitando o Mascarar de Frequências: Um dos maiores desafios no ajuste de um processador de FM é garantir que cada elemento da faixa de frequências possa ser ouvido claramente, sem que um mascare o outro. Ao balancear o espectro adequadamente as frequências de 100 a 150 Hz, evita-se que os graves sobrecarreguem o espectro sonoro, assegurando que as frequências médias e altas (vocais, guitarras, teclados, etc.) também tenham espaço para brilhar.
Transição para os Médios: A faixa de 100 a 150 Hz também serve como uma zona de transição crítica entre os graves puros e as frequências médias. Um ajuste cuidadoso pode ajudar a criar um som com coerência onde os graves se integram bem com o restante da faixa de frequência.
Para ajustar essa faixa de frequência efetivamente, é comum usar técnicas de equalização (EQ). Por exemplo, um leve aumento (boost) em torno de 100 a 120 Hz pode adicionar punch, enquanto um corte (cut) sutil pode ajudar a limpar o som sujo uma linha de baixo sem tirar sua força. A chave é ouvir atentamente e ajustar de acordo com as necessidades específicas do som que se deseja criar, sempre considerando a dinâmica das músicas em um todo.
Corte de Frequências Muito Baixas: Um corte (high-pass filter) sutil entre 20 a 30 Hz pode ajudar a limpar o som, removendo frequências que são mais sentidas do que ouvidas e que podem sobrecarregar os alto-falantes dos rádios.
Controle de Frequências Médias: Às vezes, é útil atenuar ligeiramente algumas frequências médias (entre 200 a 500 Hz) para evitar que o som se torne muito "boxy" ou fechado, destacando mais os graves profundos.
Compressão:
Use Compressão Moderada: Para graves com muita presença, uma compressão suave pode ajudar a manter a energia dos graves constante e evitar picos indesejados. Configure um ratio moderado e um Threshold que ative a compressão apenas nos picos mais altos
.
Ataque e Liberação: Um ataque mais lento permite que o início do som (o ataque do grave) passe inalterado, adicionando impacto. Uma liberação (release) rápida a moderada pode ajudar a manter a energia dos graves sem fazer com que soem "apertados" demais.
Efeitos Adicionais:
Saturação: Uma leve saturação pode adicionar calor e presença aos graves, tornando-os mais ricos e preenchidos.
Sub Harmonic Synthesizer: Para adicionar profundidade extra aos graves, você pode experimentar um sintetizador de sub-harmônicos, que cria frequências uma oitava abaixo das notas originais, reforçando a sensação de profundidade.
Monitoramento e Testes:
Teste em Diferentes Sistemas: É crucial testar o Pre-Set em diferentes sistemas de som, incluindo fones de ouvido, monitores de estúdio e sistemas de som automotivo. Isso garante que o Pre-Set funcione bem em várias situações.
Ajustes Finais: Dependendo dos resultados dos testes, você pode precisar fazer ajustes finos nos parâmetros para garantir que os graves estejam potentes e claros, sem sobrecarregar os ajustes.
Lembrando que a criação de pre-sets é um processo muito pessoal e criativo, dependendo do gosto individual e do tipo de música ou conteúdo sonoro com o qual você está trabalhando. Essas diretrizes devem servir como ponto de partida, e você pode ajustá-las conforme necessário para atender às suas necessidades específicas.
Artigo escrito por:
Jorge Faria.
Consultor de Broadcast da Audiotx.
02/02/2024.
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